sábado, 3 de março de 2018

Nazaré - Mais do que Ondas Gigantes

A Nazaré tem estado nas bocas do mundo pelas suas ondas gigantes, que fazem as delícias dos surfistas. Mas isso meus amigos, só conseguimos assistir no Inverno e eu sou muito pouco dada a passeios invernais e praia nessa altura do ano. Gosto de ir à Nazaré no Verão e pela quantidade de pessoas, não sou a única.

Já tinha lá passado uma semana de férias de Verão uns anos antes do McNamara ter tornado a Nazaré famosa. Para quem gosta de destinos de praia e relax, é fantástico e lindíssimo. Um pequeno senão, a praia é ventosa.

O ano passado fui de turista para a Capital e durante uns dias, o meu pai juntou-se a mim e ao Nuno. Para quem ainda não sabe, o meu pai é alfacinha e conseguiu um carro emprestado de um irmão e lá fomos nós passear pelos típicos lugares nos arredores de Lisboa.

Então chegamos à Nazaré e pude dar a conhecer este lugar à minha cara-metade que ficou deslumbrado com a vista da praia do sul do cimo do Sítio da Nazaré. Os estendais com o peixe seco ao longo da marginal expressam uma tradição antiga de secar o pescado em excesso, pela necessidade de conservar o peixe para os dias de escassez. E não podemos esquecer das simpáticas nazarenas séniores e as suas sete saias. 

Apesar da altura do ano, não poderíamos deixar de ir espreitar a famosa praia do norte. Encontramos algum aparato e merchandising à praia que promete as maiores ondas. Apesar de estarmos de carro,  o meio escolhido para chegarmos ao Sítio da Nazaré foi o funicular.

Fiquem com o registo fotográfico da nossa passagem pela Nazaré:

Tradição de peixe a secar nos estendais.

Tradição do peixe a secar em estendais.

Nazarena descansa abrigada do sol.

Praia do sul da Nazaré.

Redes de pesca.

Funicular.

Funicular.

Praia do sul vista do Sítio da Nazaré.

Nazarena com as suas sete saias.

A caminho da praia do norte.

A caminho da praia do norte.

Praia do norte da Nazaré (sem ondas gigantes).

Igreja da Nossa Senhora da Nazaré.

1 comentário: