sábado, 3 de fevereiro de 2018

Roteiro de Um Dia na Ilha do Faial

Como já contei aqui, há dois anos assumi o compromisso de conhecer todas as ilhas do meu arquipélago. O ano passado foi a vez do Pico, a ilha Montanha, que faz parte de um grupo de ilhas que chamamos do Triângulo, pela grande proximidade entre elas. Elas são Pico, Faial e São Jorge.

Há ligações de ferry entre as ilhas do triângulo, a todas as horas do dia, por isso seria fácil visitar uma outra ilha vizinha a partir do Pico. Optamos por tirar um dia no Faial, porque é uma ilha pequena, facilmente visitável no tempo que tínhamos disponível. Apesar de eu já conhecer o Faial, estou sempre pronta para passear. Levamos o carro alugado no Pico connosco e lá fomos nós. Aqui fica o nosso roteiro:

1) Praia do Porto Pim



Apesar do dia nublado, foi possível apreciar a beleza encantadora desta baía, que fica num recanto do tão afamado Monte da Guia. Também é aqui que se localiza a Fábrica da Baleia de Porto Pim, que já não tivemos tempo de visitar porque optamos por ir a outros locais.

2) Miradouro da Ponta da Espalamaca




Depois de andarmos pela zona do porto e de abastecermos o estômago com uma tosta no Peters (já documentado noutro post), subimos pela ilha e fomos dar ao Miradouro da Nossa Senhora da Conceição, que fica no topo da Ponta da Espalamaca. Aqui temos uma vista panorâmica para a cidade da Horta.

3) Praia do Almoxarife



Voltamos a descer para dar à Praia do Almoxarife. Nesta foto ficamos com a noção da proximidade com a ilha do Pico. Aqui recordei uma viagem antiga, onde fiquei a acampar no parque de campismo que fica do outro lado da praia, com amigos, no verão anterior à minha entrada na Universidade. Belos tempos :)

4) Miradouro do Monte Carneiro



Para mim, o miradouro mais bonito do Faial. Podemos ver o Monte da Guia e a baía do Porto Pim, com a sua água tão azul.

5) Caldeira do Faial





Trata-se da cratera do vulcão que esteve na origem da ilha do Faial. Não tivemos sorte com o tempo e as fotos não captam a sua beleza.

6) Capelinhos



Farol




Topo do Farol dos Capelinhos

Farol nos capelinhos

Escadas do Farol dos Capelinhos

Nos Capelinhos somos capazes de ver uma paisagem de génese muito recente, quase virgem, originada pela actividade de um vulcão durante 13 meses, entre o ano de 1957 e 1958. Um ano duro para o povo Faialense, que viu a destruição de algumas habitações, campos agrícolas e pastagens. E por esse motivo, assistiu-se a uma onda de emigração para os Estados Unidos da América. 

A área total da ilha aumentou em resultado da erupção marítima. Nos capelinhos visitamos o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e subimos ao Farol.

Passamos um excelente dia no Faial e já estamos a planear a próxima viagem ao grupo central.

1 comentário:

  1. Muito bom post!
    Adoro as fotografias, especialmente a última, as da torre do farol e a do Monte Carneiro.
    :D

    Beijinho

    ResponderEliminar