Como já contei aqui, há dois anos assumi o compromisso de conhecer todas as ilhas do meu arquipélago. O ano passado foi a vez do Pico, a ilha Montanha, que faz parte de um grupo de ilhas que chamamos do Triângulo, pela grande proximidade entre elas. Elas são Pico, Faial e São Jorge.
Há ligações de ferry entre as ilhas do triângulo, a todas as horas do dia, por isso seria fácil visitar uma outra ilha vizinha a partir do Pico. Optamos por tirar um dia no Faial, porque é uma ilha pequena, facilmente visitável no tempo que tínhamos disponível. Apesar de eu já conhecer o Faial, estou sempre pronta para passear. Levamos o carro alugado no Pico connosco e lá fomos nós. Aqui fica o nosso roteiro:
1) Praia do Porto Pim
Apesar do dia nublado, foi possível apreciar a beleza encantadora desta baía, que fica num recanto do tão afamado Monte da Guia. Também é aqui que se localiza a Fábrica da Baleia de Porto Pim, que já não tivemos tempo de visitar porque optamos por ir a outros locais.
2) Miradouro da Ponta da Espalamaca
Depois de andarmos pela zona do porto e de abastecermos o estômago com uma tosta no Peters (já documentado noutro post), subimos pela ilha e fomos dar ao Miradouro da Nossa Senhora da Conceição, que fica no topo da Ponta da Espalamaca. Aqui temos uma vista panorâmica para a cidade da Horta.
3) Praia do Almoxarife
Voltamos a descer para dar à Praia do Almoxarife. Nesta foto ficamos com a noção da proximidade com a ilha do Pico. Aqui recordei uma viagem antiga, onde fiquei a acampar no parque de campismo que fica do outro lado da praia, com amigos, no verão anterior à minha entrada na Universidade. Belos tempos :)
4) Miradouro do Monte Carneiro
Para mim, o miradouro mais bonito do Faial. Podemos ver o Monte da Guia e a baía do Porto Pim, com a sua água tão azul.
5) Caldeira do Faial
Trata-se da cratera do vulcão que esteve na origem da ilha do Faial. Não tivemos sorte com o tempo e as fotos não captam a sua beleza.
6) Capelinhos
Farol |
Topo do Farol dos Capelinhos |
Farol nos capelinhos |
Escadas do Farol dos Capelinhos |
Nos Capelinhos somos capazes de ver uma paisagem de génese muito recente, quase virgem, originada pela actividade de um vulcão durante 13 meses, entre o ano de 1957 e 1958. Um ano duro para o povo Faialense, que viu a destruição de algumas habitações, campos agrícolas e pastagens. E por esse motivo, assistiu-se a uma onda de emigração para os Estados Unidos da América.
A área total da ilha aumentou em resultado da erupção marítima. Nos capelinhos visitamos o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e subimos ao Farol.
Passamos um excelente dia no Faial e já estamos a planear a próxima viagem ao grupo central.
Muito bom post!
ResponderEliminarAdoro as fotografias, especialmente a última, as da torre do farol e a do Monte Carneiro.
:D
Beijinho