segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Empreendedora in the Making - Pesquisar o Enquadramento Legal do Negócio

Steve Jobs, uma figura polémica mas com uma história inspiradora no mundo do empreendedorismo

Quem seguiu o post anterior desta rúbrica "Empreendedora in the Making" já sabe que a minha ideia de negócio estava definida. Posto isto, achei que o mais lógico seria pesquisar sobre o enquadramento legal dessa área e ler a legislação aplicável, para também perceber que licenças eram necessárias e respectivos custos.

Contactei a entidade competente da área, neste caso os Serviços de Transportes Terrestres da Direcção de Transportes, que de forma muito expedita me fizeram chegar via email o link do site do Governo Regional dos Açores, que continha toda a legislação aplicável.

Após a leitura dos diversos decretos-lei, vieram as primeiras más notícias, não é possível alugar viaturas com mais de 5 anos de idade. Ora todo o conceito da minha ideia de negócio assentava no aluguer de viaturas vintage, um modelo específico com mais de 40 anos de idade. No entanto, sabia que uma empresa de Portugal Continental estava a fazer isso, pelo que teria de haver alguma excepção à regra. Tentei ler melhor nas entrelinhas das portarias e o único regime de excepção à idade das viaturas, era uma prorrogação até 10 anos de idade. Ainda não era suficiente.

Estava completamente transtornada, a ideia de negócio tinha caído por terra, não era legal fazer o que eu queria. A empresa do continente nesta área deve ter escapado a esta lei recente da idade das viaturas. Já não era possível.

Depois de ver muitos filmes sobre empreendedores, tais como o Mark Zuckerberg e o Steve Jobs e de ler algumas entrevistas a estas figuras, fixei algo que o Jobs disse: é preciso ter lata para questionar as pessoas certas, o Steve Jobs ao longo do seu percurso contactou vários empresários para esclarecimentos e ninguém lhe negou dar as respostas que precisava. Pois, eu sou uma pessoa extremamente introvertida e tímida, pelo que tive que enraizar muito bem a ideia de que se queria chegar a algum lado, teria de perder a vergonha e começar a entrar em contacto com as pessoas que poderiam ter as respostas às minhas dúvidas e assim foi.

Contactei a tal empresa do continente para tentar saber como conseguiram fazer o aluguer das viaturas antigas e o que encontrei foi total disponibilidade para me ajudarem. Apesar de não terem sido específicos, referiram que o enquadramento legal teria de ser por outra via, teria de ser uma Licença na área do Turismo, através das actividades de animação turística. Estava outra vez no alto! A ideia de negócio tinha resssuscitado, afinal era possível dar a volta. Voltamos a sonhar :)

E será que era assim tão fácil?

Não percam o próximo capítulo ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário