Olá :)
Se estás a pensar viajar para os Açores, então Parabéns pela excelente escolha! No entanto, existem algumas coisas que deverás saber antes de vires para o meio do Atlântico, de modo a desfrutares das tuas férias da melhor forma.
1) Os Açores são um destino de natureza
Isto pode parecer básico para muitas pessoas, mas não é demais referir, pois já ouvi comentários do género "Isto é só verde e pasto, não tem mais nada", "O que é que os Açores têm mais para oferecer para além de paisagem?".
Com certeza já ouviram dizer que para uma vida feliz, nada melhor do que ter as nossas expectativas calibradas. Então, dos Açores podem esperar paisagens de cortar a respiração, praia de areia preta, piscinas naturais de calhau e termas de água quente.
Se vêm à procura de noitadas, compras / centros comerciais, cidades históricas / arquitectura, então os Açores não são a melhor opção. Atenção que estas coisas existem por Ponta Delgada (vou falar de Ponta Delgada porque é a cidade que eu conheço melhor), a maior cidade da ilha de São Miguel, mas numa escala bastante pequena.
Até há pouco tempo, era um imbróglio encontrar um restaurante a horas tardias para se jantar. Hoje em dia, já temos algumas opções, fruto do desenvolvimento do turismo.
Posto isto, os Açores são um destino por excelência de natureza e são a opção ideal para um retiro da sua rotina diária.
2) Não há como fugir da insularidade
Que é como quem diz, não há muito a fazer sobre as consequências do isolamento de uma ilha no meio do atlântico.
Algumas comodidades que toma por garantido na sua terra natal, podem não ser tão fáceis por aqui. Por exemplo o acesso a alguns produtos, quando o stock termina, pode demorar semanas até à sua reposição.
Isto afecta principalmente os locais e quem vem de fora para montar os seus negócios aqui. Uma reparação de uma viatura, por exemplo, pode ser desesperante! A peça tem de vir sempre de fora e por vezes pode demorar meses.
Não me esqueço do desabafo do meu primeiro chefe em Coimbra, que tinha uma delegação em Ponta Delgada e teve uma avaria na sua carrinha, percorreu todas as oficinas à procura da peça que necessitava e ninguém tinha, não era possível solucionar o problema com brevidade, mas o que mais lhe chocou foi a passividade dos donos das oficinas em não tratar o assunto com urgência.
Portanto, a melhor qualidade que pode ter por cá é a paciência, pois quando o produto não está em "casa", não vale de muito espumar pela boca, é encomendar e esperar.
3) Não é possível fazer previsões meteorológicas
Os Açores são conhecidos por terem as quatro estações num só dia. Assim, aquelas previsões que vê nos noticiários são demasiado simplistas para ter uma ideia rigorosa do tempo que irá fazer.
O melhor conselho que lhe posso dar é: aproveite o sol sempre que ele espreita, pois não sabemos se vai durar muito.
Para a sua estadia ser uma experiência agradável, capacite-se que vai apanhar dias nublosos e chuvosos mesmo no verão.
4) Cuidado na estrada! Existem utilizadores atípicos ;)
Se vai explorar a ilha de carro, é quase certo que vai apanhar pela estrada alguma manada de vacas. Tenha cuidado!
5) Meios de Locomoção nas Ilhas
Sendo um meio pequeno, a rede de transportes deixa muito a desejar, apesar de já se terem verificado algumas melhorias, nomeadamente, a inauguração de um horário nocturno dos autocarros.
Mesmo assim, os horários dos autocarros são muito limitados para quem quer explorar a ilha.
Se ainda não percebeu, também não temos rede metro :) Então, alugar um carro é imperativo para explorar a ilha e chegar até às lagoas, ou então, pode optar por contratar tours turísticos.
Não faça como alguns hóspedes que já conheci, que se recusaram a alugar carro e ficaram limitados à cidade de Ponta Delgada. Vir, neste caso, a São Miguel, e não visitar as Lagoas e as Furnas é um pecado!
6) Não te admires com a nossa simpatia e orgulho Açoriano
Somos dos povos, que eu conheço, mais orgulhosos da sua terra. Não te admires se de uma conversa trivial, a gente se entusiasme e comece a discursar sobre as maravilhas de se viver no paraíso.
Também não gostamos de ver pessoas em dificuldades (com ar de perdido e de mapa na mão, etc.), o mais provável é um local se aproximar para tentar ajudar.
Espero que assim possas desfrutar ao máximo da tua escapadinha aos Açores e conta comigo para ajudar no que for preciso.
Belo guia, sem dúvida!
ResponderEliminarJá partilhei!
:D
Beijinho