terça-feira, 10 de julho de 2018

Livraria Lello - A Mais Bela Livraria do Mundo


Livraria Lello, localizada no centro da cidade do Porto, é considerada a mais bela livraria do Mundo por várias publicações. Quanto a isso, não posso confirmar, pois não conheço assim tantas livrarias pelo mundo, mas que esta é muito bonita e tem personalidade, lá isso tem!



Dizem que o interesse por esta livraria, nos últimos anos, e que leva a centenas de pessoas a passar por lá, foi o facto da autora dos livros do Harry Porter, J. K. Rowling, se ter inspirado nela para os cenários descritos na sua obra mais conhecida. Na verdade, J. K. Rowling viveu alguns anos na cidade do Porto, onde leccionou aulas de Inglês e dizem os boatos que muito provavelmente escreveu o Harry Porter na Livraria Lello.



Hoje em dia, acho impensável alguém conseguir escrever aqui, é o resultado destes fenómenos. Assim, a entrada na livraria passou a ser paga, designadamente 5 euros por pessoa. Para além de termos de estar numa fila para comprar o bilhete, depois temos de estar noutra fila para entrar na livraria, para, por fim, colocarmos o pé lá dentro e não nos conseguirmos mexer, nem apreciar a arquitectura como deve ser, por causa da multidão que deambula lá dentro. Tentar tirar fotografias, foi isso mesmo, uma mera tentativa lol

Mesmo assim, gostei de conhecer a livraria e o custo do bilhete é bastante acessível e não queria de todo deixar este ponto de referência do Porto para trás.



Falando agora sobre a história do edifício, o mesmo foi inaugurado em 1906, distingue-se pela sua fachada de Arte Nova, com apontamentos neogóticos. No seu interior destacam-se as prateleiras e a escadaria em espiral vermelha. 


1 comentário: