sexta-feira, 15 de junho de 2018

Ilha do Pico - Muito Mais do que Uma Montanha

Em Fevereiro passado, já aqui tinha postado o nosso roteiro de um dia pela ilha do Faial. Os meses foram passando e o artigo sobre a ilha do Pico foi ficando para trás, mas ei-lo ;)

Para avivar a vossa memória, recordo que, em Setembro do ano passado, fui de férias para a ilha do Pico e num dos dias dei um pulinho à ilha do Faial.

Chegamos à ilha da Montanha com um tempo esquisito, nublado e ventoso, que insistia em cobrir a imponente montanha do Pico com um manto branco de nuvens. Nem vê-la! Fomos pousar as nossas "tralhas" à Pousada de Juventude, onde ficámos alojados, e depois partimos para um passeio a pé pelas redondezas, para um reconhecimento da zona de São Roque do Pico.

Encontrámos um moinho vermelho numa marginal, onde aproveitámos para uma pequena sessão fotográfica (foto acima).
P.s. veem-se muitos destes moinhos pelo Pico, são bem fotogénicos ;)

No dia seguinte, o tempo continuava a impedir-nos de ver a montanha do Pico, estava a ser bastante desapontante, pois estávamos cheios de vontade de fotografar e ver ao vivo este vulcão que tantas vezes tínhamos visto em trabalhos de outros fotógrafos que seguimos.

Era dia de ir levantar o carro de aluguer e portanto, não íamos deixar que o tempo estragasse os nossos planos de darmos uma volta pela ilha e lá fomos.

Percorremos metade da costa da ilha, parando rapidamente em várias freguesias, pois agora chovia. A meteorologia é algo que não podemos controlar e que por isso, devemos tentar que não nos altere o estado de humor, mas confesso que estava bastante desanimada, pois não esperava isto na primeira quinzena de Setembro!

Não houve fotos que se aproveitassem desse dia e chegamos à Pousada com a sensação que ainda não tínhamos visto nada de extraordinário na ilha e que as expectativas que tínhamos para esta viagem estavam logradas!

A noite amansou e o dia seguinte estava nublado mas com algumas abertas e a partir daí conseguimos aproveitar mais da viagem e da ilha do Pico.

Paisagem Cultural da Vinha do Pico - Património Mundial da Unesco

O vinho da ilha do Pico é uma verdadeira evidência da determinação e resiliência dos Picoenses. Havia tudo para o cultivo da vinha dar errado nesta terra, mas o povo da ilha do Pico não baixou os braços e insistiu nesta indústria. Já imaginaram uma vinha cultivada em chão de lava preta? :)

As vinhas são separadas por muros de pedras que têm a função de proteger do vento e das intempéries. E assim se forma uma paisagem Património Mundial da Unesco.

As Lagoas da Ilha do Pico

É rara a pessoa que eu conheço que vai ao Pico para ver as lagoas. Aliás, conheço muito boa gente que vai ao Pico e que não as conhece, à excepção da Lagoa do Capitão, que fica na beira de uma estrada em boas condições no meio da ilha, com vista para a montanha do Pico.

É verdade que as lagoas do Pico não são o seu chamariz, porque dificilmente competem com as lagoas da ilha de São Miguel e das Flores, por exemplo.

Mas para mim, as lagoas do Pico, foram uma agradável surpresa e na minha opinião devem ir visitá-las.

As minhas fotos preferidas da ilha do Pico, são as que fiz às suas lagoas :)

Mas atenção, as lagoas ficam no interior da ilha e os acessos são os denominados "caminhos de cabras". Para um Micaelense ou outro Açoriano, no big deal! Mas para viajantes muito habituados ao asfalto citadino, pode ser um pouco assustador.

Não querendo gerar aqui qualquer tipo de discriminação, mas acho importante fazer este aviso, porque na visita guiada que fizemos à Gruta das Torres, no nosso grupo estava um casal do Continente a queixar-se ao guia que era uma vergonha que no Posto de Turismo lhe tenham mandado para estes caminhos.

Os Açores ainda conseguem ser um destino de natureza crua / bruta (ou semi vá) e para mim este aspecto é o que dá encanto às nossas ilhas, onde ainda se consegue recusar à obra do homem para a massificação do turismo.

Mas well, cada pessoa tem os seus gostos e eu respeito, o que não falta pelo Mundo são destinos para todos os gostos. Eu, por exemplo, sou muito eclética, gosto de tudo! Nunca fui a um sítio e disse "Não gostei". Óbvio que já fui a locais que gostei menos, mas "Não gostei" é muito forte :) Também escolho os destinos consoante os meus desejos.

Mas pronto, para não divagarmos mais no tema, fiquem então com as minhas fotografias preferidas do Pico :D
P.s. acho que será oportuno escrever um artigo sobre as coisas que se devem saber antes de se viajar para os Açores. O que acham? Boa ideia? ;) Podem contribuir com ideias!

Museu do Vinho

Fomos a vários Museus do Pico e aconselho o Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, o Museu da Indústria Baleeira no Cais de São Roque do Pico e o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico no Lajido (São Roque do Pico).

E por fim, o Museu do Vinho, na Madalena, o mais fotogénico.

Instalado na Casa Conventual dos Carmelitas, os edifícios albergam a adega e o alambique. A área está povoada de dragoeiros seculares.

Lajido - São Roque do Pico

O Lajido é uma das zonas mais carismáticas da ilha do Pico. Uma paisagem completamente diferente do que estamos habituados, onde a pedra lávica parece ainda mais preta que em outros locais. Há zonas completamente cobertas por mantos lávicos onde se pode observar as suas formações geológicas e os caminhos de carris que foram incrustados na pedra para outrora os carros de burro passarem.

Gruta das Torres

Recomendo a visita à Gruta das Torres, mas aconselho vivamente que reservem com antecedência a visita, pois é muito concorrido e cada grupo tem um número limitado de visitantes. Estávamos a ver que não íamos conseguir, porque estava esgotado para os próximos dias e estávamos quase de partida, ficámos em lista de espera e lá nos ligaram porque houve uma desistência.

Se estão na ilha do Pico, não percam a oportunidade única de visitar um dos maiores tubos lávicos do Mundo, penso que será mesmo o maior da Europa. Os guias são pessoas apaixonadas pelo tema e tornam a visita super interessante.

Piscinas Naturais

Apesar dos Açores terem um clima moderadamente ameno, a melhor altura para se visitar é mesmo no Verão e mesmo assim é quase certo que terá um dia ou outro de tempo menos bom. This is Azores!

Outra das vantagens de visitar as ilhas no Verão, é podermos aproveitar os banhos de mar, e no Pico não irão faltar sítios.

Não existe propriamente uma praia, mas em cada canto da ilha existem piscinas naturais. Eu não sou a maior fã de piscinas naturais, porque só me faz lembrar zonas rochosas, desconfortáveis e com uns poçitos de água. Esqueçam essa ideia no Pico! Aqui, as piscinas naturais são espectaculares, estão muito bem construídas e com excelentes condições para os banhistas.

Optamos por nadar nas Piscinas Naturais da Barca, mesmo ao lado do afamado Cella Bar, ao qual fomos jantar a seguir.

Cella Bar

Já tínhamos mencionado o Cella Bar no artigo sobre sítios onde comer na ilha do Pico, mas é tão bom, que merece uma segunda referência. Já para não falar na fotogenia do edifício, que já foi premiado pela sua arquitectura.

Montanha do Pico

E não é que durante umas horas, em dois dias distintos, o Pico decidiu acenar-nos? :D Foi "pico de pouca dura" e estas foram as fotos possíveis.

Fui ao Pico com uma fotografia idealizada na cabeça de fotografar a montanha descoberta na lagoa do capitão. Quando num destes dias vimos o Pico a descoberto, fomos como loucos, no nosso carro de aluguer, em direcção à lagoa do capitão, que ainda era longe da zona onde estávamos (atenção que estamos a falar da segunda maior ilha do arquipélago). Pelo meio uma manada de vacas que nos impediu a passagem durante meia hora, o tempo suficiente para a montanha se cobrir novamente. Fotógrafo sofre. Vou ter que voltar só para ficar à coca da foto que quero fazer ahah.

Uma nota final, pois aqui pretende-se que vocês possam usufruir das vossas viagens ao máximo e possivelmente prevenirem-se através dos nossos erros. Ficámos uma semana na ilha do Pico, porque o meu estilo é viajar devagar, e não aconselho para tão longo período que se alojem na Pousada de Juventude, pois as camas e colchões são de muita má qualidade, assim como as almofadas. Passámos noites sem dormir à custa das almofadas desconfortáveis e a Pousada não consegue disponibilizar outras. Acredito que para quem esteja a acampar e que queira passar uns dias na Pousada pode saber bem, caso contrário, na minha opinião, é de se evitar.

Qualquer coisa, apitem ;)