quarta-feira, 27 de junho de 2018

Empreendedora in the Making - Sou Oficialmente Trabalhadora Independente!



Sim, hoje! Abri actividade nas Finanças, sou oficialmente trabalhadora independente!!!!

Este é mais um passo importante nesta minha caminhada e é num misto de entusiasmo e medo que o dou!

Ainda não fiz rendimentos e penso que só daqui a um mês é que isso poderá acontecer. Mas as contas já são muitas! Seguros, amenities, cartões de visita, decoração... Na interacção com outras pessoas, por vezes, fico com a sensação que acham que, hoje em dia, se abre um alojamento local e voilá, estamos ricos! Pois, até agora, tem sido tudo, menos assim e necessitarei, atrevo-me a dizer anos, para reaver todo o dinheiro investido.

Atenção que não me estou a queixar. Considero-me uma pessoa inteligente e sabia perfeitamente no que me estava a meter. Quero apenas abrir os olhos a quem pensa que isto são só facilidades.

Até porque acontecem outros fenómenos interessantes... Abri uma página de alojamento local no facebook e não sei se vocês imaginam que foi só chover mensagens privadas de "oferta" de serviços de todo o tipo: desde babysitters, tours, fotografia, protecção de incêndios, seguros... Eu entendo, agora mais do que nunca, que quem trabalha por conta própria, tem de se fazer à vida, mas gente, calma! Eu ainda não tenho para mim, quanto mais para dar aos outros looool

Mais um dado interessante, é o nervosismo com o qual escrevi o primeiro email em nome da Casa da Margarida, parecia que nunca tinha escrito um! A responsabilidade é muito maior, é a imagem e reputação do MEU negócio, não pode haver erros eheh foi rever o email mil vezes até ter coragem de carregar no botão enviar. Era meramente um pedido de cotação de cartões de visita :) O mais curioso é que eu passei grande parte do meu horário de trabalho, nestes últimos 5 anos, a escrever emails para Gestores, Directores, etc., enfim gente muito importante e influente do maior grupo económico privado dos Açores, com uma perninha às costas xD Essa é a parte entusiasmante deste projecto, são as sensações que decorrem de estarmos a levar a cabo um projecto profissional em nosso nome e de querermos assegurar que tudo corre bem e com profissionalismo.

Tem sido bom ter a vossa companhia desse lado nesta caminhada, continuem por aí :D

P.s. entretanto ocorreu aqui uma conversa com o meu irmão que resume este post todo lol
O meu irmão tinha acabado de me ouvir ao telefone com uma comercial para debater uma proposta de amenities.
Irmão: Hoje estás muito business. É só gastar dinheiro. Mas afinal quando é que começas a ganhar algum?
Eu em pensamento: (ora aí está um boa questão!).



3 comentários:

  1. Ahahah (com o P.S.)! :D

    Orgulhooo, orgulhooo, orgulhooo!
    Tu és uma business-woman, se é que a palavra existe assim! :P

    Estarei aqui para te ajudar no que for preciso, dentro do que conseguir. Mas o certo é que também irei aprender muito contigo e com essa tua persistência e perfeição em tudo o que fazes!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Ui, bem-vinda ao mundo do IRS que muda de regras todos os anos;

    e das dividas-surpresa da Segurança Social por coisas que nem sabias que existiam;

    e dos Pagamentos por Conta onde pagas impostos pelo dinheiro que o Estado ACHA que vais ganhar no ano seguinte;

    e de fazer uma pergunta simples tipo "Qual a data limite de entrega de X ou Y"? e responderem-te com coisas tipo "Ex.ma Sra., nos termos do Regulamento 2018/120 do Conselho de 23 de janeiro de 2018, está sujeita a limites no âmbito do princípio da gestão partilhada, face ao volume registado até à presente data, a ser regulado no exercício do artigo 9.º do Quadro Legal, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2010/A, 9 de novembro, alterado e republicado no anexo II do Decreto Legislativo Regional n.º 31/2012/A, de 6 de julho, que determina por portaria as condicionantes ao exercício da sua atividade".

    LOL

    Estou a brincar, é mais ou menos isto, mas não tão dramático!

    Da minha parte, um dos maiores desafios não é ser empreendedor, é ser empresário. E eu nem sou trabalhador (mesmo) independente. E para mim a parte de ser empresário sempre foi a parte chata, e quase castrante, de ser empreendedor. Mas a verdade é que faz parte, não podes é deixar que esta parte burocrática da empresária afogue a parte criativa da empreendedora. E olha que num país como Portugal, é muito fácil isso acontecer sem darmos conta!

    Boa sorte ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aaaaiiiii que ME-DO do que aí vem looool Mas sim, já ouvi falar de histórias dessas, de cartinhas dessas entidades com multas de coisas que nem sabíamos :/

      Estou precisamente nessa fase, de estudar as minhas obrigações fiscais e de decidir se contrato um contabilista ou não. Pois já ouvi várias opiniões contraditórias.

      Portanto, percebo perfeitamente o que queres dizer com ser empreendedor e ser empresário. A parte de empresário dá de facto trabalho, ainda para mais, não sou dessa área, logo tenho de "queimar muitas pestanas". Mas hei-de chegar lá :P

      Obrigada!

      Eliminar