quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ser Ilhoa - Photo Project


Muitos conhecem o vulcanismo como um fenómeno negativo, mas esquecem-se que constitui uma das maiores forças formativas do Mundo, da qual os Açores são o seu expoente máximo.



Assim, nas profundezas do Oceano Atlântico nascem 9 ilhas vulcânicas, onde a terra treme e onde só o mar é eterno e necessário.



Nas ilhas Açorianas será um ilhéu / ilhoa temporário(a) ao invés de turista, já dizia Saramago que o homem é uma ilha, e se assim for, então, somente nas geografias do isolamento conseguirá encontrar-se a si mesmo enquanto contempla outra ilha ao horizonte.




Por vezes as casas das suas gentes, os seus barcos e  aviões são fustigados por tempestades inesperadas, desafiando a persistência dos ilhéus e ilhoas e trazendo ao de cima o seu espírito mais aventureiro. Como alguém disse: “O segredo é fluir ao sabor das idiossincrasias metrológicas das ilhas, da sua intensidade vulcânica, das histórias e do movimento dos seus habitantes.”



Os cenários açorianos ferem pela sua beleza e dramatismo: as constantes paisagens costeiras, as praias de areia preta com ondas a quebrar as rochas vulcânicas, as lagoas que repousam em vulcões adormecidos, os gêiseres que emanam a força da terra, as poças de água termal quente, o fluir das cascatas.





































Enfim, uma utopia que a natureza tornou realidade e que é ela própria uma personagem na vida e na essência dos seus ilhéus e ilhoas; um paraíso que gosta de se esconder no meio de bruma, ao som dos seus cagarros.

















5 comentários:

  1. Incentiva à visita!
    Texto muito inspirador e fotografias bonitas!
    Gostei muito! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo. É muito importante para mim :) beijinho

      Eliminar
    2. Ora essa! Estarei aqui para te apoiar, porque também acredito no projecto! :D
      Beijinho

      Eliminar