terça-feira, 16 de maio de 2017

Projecto Fotográfico "Macramé in the Garden"


No âmbito de um Curso Avançado de Fotografia, com o fotógrafo Micaelense José Franco, foi proposto aos formandos um projecto final que incidiria numa História Fotográfica. 

Numa História Fotográfica há que ter alguns cuidados. Como o nome indica, deverá ter um início, meio / desenvolvimento e fim. Nas primeiras fotografias não devemos revelar de forma óbvia a temática a abordar, a meio devemos colocar a melhor foto e por fim o produto final.

Apesar de qualquer temática poder ser alvo de uma história fotográfica, desde que seja bem estruturada, torna-se mais fácil abordar processos, como por exemplo fotografar o fabrico de pão numa padaria.

Após algumas ideias para o trabalho, optei por perguntar a uma amiga que faz Macramé se se disponibilizaria para uma sessão do seu trabalho manual com as linhas, entrelançando-as e formando nós e padrões. Para minha sorte, ela aceitou prontamente e este foi o resultado :)

Tive algumas dificuldades, uma vez que o objectivo deste desafio era fotografar as situações de forma orgânica, isto é, sem que posem para nós, não interferindo (ao ponto que é possível) com o processo a fotografar. Ora fotografar pessoas em acção e conseguir um bom congelamento da fotografia é um verdadeiro desafio, principalmente para quem não tem muita experiência em fotografia de acção. 

Neste sentido, apesar de a sessão ter ocorrido ao ar livre num dia de verão, não estava a conseguir congelar as fotos com o ISO baixo e também não estava a gostar do efeito de arrasto que estava a acontecer. Posto isto, tomei a decisão consciente de utilizar ISO's altos, para melhor congelar a fotografia, com a noção de que iria ganhar ruído nas fotos.

Apesar das imperfeições foi um bom exercício e mesmo assim conseguiu-se, na minha humilde opinião, um resultado bastante agradável :)

Podem conhecer mais do trabalho de Macramé da Catarina Castello com a marca "Organica" no seguinte link:

https://www.facebook.com/organica.oficial/































Sem comentários:

Enviar um comentário