Ainda sobre aquela viagem do ano passado, com o meu pai, fizemos uma breve passagem pela vila dentro das muralhas de Óbidos, que a minha cara-metade não conhecia.
A vila das muralhas de Óbidos é pequenina, mas muito pitoresca. Óbidos é suficientemente perto da capital e situada num ponto alto, próximo da costa atlântica e teve uma importância estratégica no território.
Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. Desde que o rei D. Dinis a ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. É uma das principais razões para se encontrarem tantas igrejas nesta pequena localidade.
Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, encontram-se vários motivos de visita, bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila.
Fiquem com as fotos da Ilhoa :)
Foto tirada com o telemóvel. |
Foto tirada com o telemóvel. |
Foto tirada com o telemóvel. |
Sem comentários:
Enviar um comentário