segunda-feira, 21 de agosto de 2017

À conversa com... NUNO FRANÇA

Fotografia


Foto de Beatriz Ribeiro - Ilhoa Photo Projects


Nuno França, 31 anos, fotógrafo amador, natural de São Miguel - Açores.

1) Como defines o teu estilo de fotografia?


Gosto de experimentar novas formas de fotografia. De há um ano e tal para cá comecei a dedicar-me mais ao meu estilo favorito, a fotografia Macro.

2) Quando e como começaste a fotografar?


Comecei a fotografar ainda em criança, era o "fotógrafo de serviço" nas festas de família. Mas descobri o "bichinho" quando, em 2003, o meu pai me ofereceu uma digital, a Olympus C8080 Wide Zoom. Aí a quantidade de fotografias que se pode fazer aumenta e partir daí, as experiências começaram.

3) Que equipamento usas?


Actualmente utilizo uma Canon EOS50D (já velhinha, a precisar de reforma). Em termos de lentes utilizo a minha favorita, Canon 50mm f/1.8... um mimo para retrato. E um conjunto de 3 tubos extensores para as fotografias Macro. E por vezes utilizo um flash externo da Canon.

4) O que é para ti uma boa foto? O que mais valorizas?


Uma boa foto é aquela que consiga transmitir algo bom à pessoa que olha para ela... que deixe a pessoa a pensar na mesma, nos detalhes desta. Se as técnicas forem diferentes, valorizo imenso, pois dá para perceber que a pessoa trabalhou a fotografia em primeiro lugar. Mas também, se for espontânea, valorizo muito pois foi captada no momento certo e o fotógrafo estava lá e teve sensibilidade para tal.

5) Usas frequentemente alguma técnica ou segues mais a tua intuição?


Sigo um pouco a intuição, o resto vem um pouco por acréscimo, tendo por base os conhecimentos que tenho na Fotografia.

6) Qual é a tua opinião sobre a edição de fotos?


No início, quando comecei na fotografia digital, era contra a edição, pois achava que a fotografia devia ficar tal e qual saiu da máquina. Com o tempo e com muita experiência partilhada com outros fotógrafos (amadores e profissionais), fui ganhando outra opinião e, hoje em dia, acho essencial uma edição, desde que não seja exagerada e adultere a fotografia original. Geralmente, umas alterações de luz, contraste e cor, para aproximar do que realmente foi visto no momento da fotografia.

7) Que programa de edição usas?


Adobe Photoshop e Cyberlink Photo Director.

8) O que achas do panorama nacional de fotografia?


Há muitos bons fotógrafos em Portugal. A tecnologia também teve o seu papel, pois hoje em dia as máquinas são mais baratas (nas gamas mais inferiores) e os smartphones também chegaram a um nível que tornaram a fotografia no país mais evoluída.

9) Quem são os teus fotógrafos de referência?


A nível mundial, a minha referência sempre foi o grande Henri Cartier-Bresson.

10) Admiras algum fotógrafo regional?


Nos Açores, admiro muito o trabalho do Rui Soares. E admiro muito o teu trabalho também, e prova disso é o facto de já teres sido Photo of the Day no site da National Geographic.



Links úteis


Para ficarem a conhecer melhor o trabalho de fotografia do Nuno França, sigam a sua página do facebook:

https://www.facebook.com/nunofrancafotografia/

Sem comentários:

Enviar um comentário