Como Açoriana que sou, o ano passado defini o objectivo de todos os anos fazer férias em pelo menos uma das ilhas dos Açores que ainda não conheço. Porque já não vou para nova e não conhecer todas as ilhas do arquipélago é uma vergonha xD
Posto isto, o ano de 2016 foi para as Flores e para o Corvo e não poderia ter escolhido melhor para começar a minha odisseia Açores. Aqui ficam os pontos principais de interesse das Flores:
1) Apreciar o Corvo na Paisagem
Apesar de ser ilhoa, ou seja, viver numa ilha, com outras ilhas à volta, a verdade é que em São Miguel não se consegue avistar muito bem as outras ilhas. Por vezes, conseguimos ver Santa Maria, a ilha mais próxima, muuuuiiiiitoooo ao longe.
Por isso, o primeiro impacto de ver o Corvo na ilha das Flores foi sensacional. Olha já ali outra ilha, tão perto e tão grande, que parece uma bota com chapéu! Enfim, não me cansei de fotografar este cenário de vários pontos da ilha das Flores.
2) Poço do Bacalhau
Situado na freguesia da Fajã Grande, o Poço do Bacalhau é uma cascata, onde é possível tomar um banhinho bem fresquinho.
3) Miradouro para a freguesia de Ponta Delgada
Quando estamos numa ilha, o que não faltam são paisagens costeiras. E eu que sou nascida e residente no concelho de Ponta Delgada da ilha de São Miguel, não poderia deixar passar a paisagem da freguesia homónima das Flores.
4) Lagoa Comprida
O interior da ilha tem as lagoas mais puras que alguma vi. A lagoa comprida tem um tom muito escuro, quase preto.
5) Lagoa Escura e Comprida
Aqui fica uma fotografia de um miradouro onde se pode ver lado a lado, a lagoa escura e a lagoa comprida. E sim, não se deixem enganar, a lagoa escura é de facto a lagoa verde e a comprida é a preta, vai se lá perceber.
6) Morro Alto - o Ponto Mais Alto das Flores
Deslocamo-nos na ilha com um carro alugado e tentamos ir ao ponto mais alto das Flores, de seu nome Morro Alto. Infelizmente, estava muito nublado a altas altitudes e não conseguimos chegar ao topo, nem ver a vista de lá de cima. No entanto, a viagem valeu a pena, porque encontramos vacas e vitelos e o nevoeiro conferiu um cenário especial.
7) Poço da Alagoinha
O ponto de interesse mais conhecido da ilha das Flores, o mais publicitado e percebe-se o porquê.
8) Lagoa Funda
Uma lagoa de azul turquesa inebriante.
9) Caldeira Branca
Uma pequena poça no meio do verde.
10) Paisagens Costeiras
A cada esquina!
11) Ir até ao Corvo
Se vai até às Flores, vale a pena dar um pulinho até ao Corvo. As viagens fazem-se de lancha e se é do tipo de pessoa que enjoa, então é melhor ter atenção às condições do mar.
Tivemos a sorte de encontrar golfinhos e uma tartaruga no caminho e a viagem também incluiu uma passagem pela costa da ilha das Flores, onde pudemos ver de perto alguns ilhéus, as cascatas costeiras e uma gruta.
Ficamos apenas 4 horas na ilha do Corvo, pois é a ilha mais pequena dos Açores e que conta apenas com cerca de 400 habitantes. Nesta ilha, visite o caldeirão e os moinhos de vento.
Muito bom!
ResponderEliminarGostei muito! Belo guia!
Beijinho